Dassault/Dornier Alpha Jet
Origem: Alemanha e França
Tipo de aeronave: Avião de ataque leve, reconhecimento e treinamento
Velocidade máxima: 1.000 km/h
Alcance: 583 km
Teto operacional: 13.700 m (50.000 ft)
Comprimento: 13,23 m
Envergadura: 9,11 m
Altura: 4,19 m
Peso ( vazio | máximo ) : 3.515 kg | 8.000 kg
Motores: 2 x SNECMA/Turbomeca Larzac 04-C6
Empuxo: 2 x 1.350 kg
Armamento: Canhões IWKA-Mauser de 27 mm, mais 2.500 kg de armas em cinco pontos externos
Países operadores: Bélgica, Camarões, Egito, França, Marrocos, Nigéria, Portugal, Qatar.
O Alpha Jet é uma aeronave de treinamento avançado e ataque leve fabricado pela Dornier da Alemanha e pela Dassault-Breguet da França.Tipo de aeronave: Avião de ataque leve, reconhecimento e treinamento
Velocidade máxima: 1.000 km/h
Alcance: 583 km
Teto operacional: 13.700 m (50.000 ft)
Comprimento: 13,23 m
Envergadura: 9,11 m
Altura: 4,19 m
Peso ( vazio | máximo ) : 3.515 kg | 8.000 kg
Motores: 2 x SNECMA/Turbomeca Larzac 04-C6
Empuxo: 2 x 1.350 kg
Armamento: Canhões IWKA-Mauser de 27 mm, mais 2.500 kg de armas em cinco pontos externos
Países operadores: Bélgica, Camarões, Egito, França, Marrocos, Nigéria, Portugal, Qatar.
No início dos anos 1960, as forças aéreas europeias começaram a fazer seus requisitos de aviões de treinamento para próximas décadas. Um dos resultados foi o surgimento de uma nova geração de jato de formadores para substituir aeronaves clássicas como a Lockheed T-33 e o Fouga Magister. Os dois principais rivais foram o BAe Hawk e o franco-alemão Dassault-Dornier Alpha Jet.
No início, o Alpha Jet teve um papel de liderança, mas o BAe Hawk iria revelar-se o vencedor da corrida. No entanto, o Alpha Jet foi construído em bom número e serviuo a um bom número de forças aéreas por várias décadas.
No início dos anos 1960, britânicos e franceses iniciaram uma colaboração no desenvolvimento de um jato supersônico de treinamento e ataque. O resultado desta colaboração foi o SEPECAT Jaguar, que provou ser um excelente avião, mas a sua definição tinha mudado, pois tinha caracteristicas de um grande avião de atauqe.
Isso deixou os requisitos iniciais descumpridos e por isso os franceses iniciaram conversações com a Alemanha Ocidental para o desenvolvimento de uma aeronave de formação de pilotos. Uma especificação comum foi produzida em 1968. O terinador agora seria um avião subsônico. Um acordo de co-desenvolvimento e produção foi assinado em julho de 1969 e indicava que as duas nações irião comprar 200 máquinas, cada uma montada em seu próprio país.
Todas as aeronaves seriam equipadas com dois motores SNECMA Turbomeca Larzac. A Luftwaffe tinha insistido para que os treinadores tivessem dois motores após graves acidentes com seus Lockheed F-104 Starfighter.
A Dassault-Breguet-Dornier TA501 foi declarado o vencedor da competição em julho de 1970, aprovada em fevereiro de 1972. Dois protótipos foram construídos pela Dassault, na França, e dois pela Dornier, na Alemanha. O primeiro protótipo francês realizou o seu primeiro vôo em Istres, em 26 de Outubro de 1973, com o primeiro protótipo alemão na sequência em Oberpfaffenhofen à 9 de janeiro de 1974. Os dois protótipos restantes voaram antes do final de 1974.
As primeiras unidade foram entreguess à França em 1978 substituindo o Canadair T-33. O "Patrouille de France" (equivalente francês da esquadrilha da fumaça brasileira) utiliza o Alpha Jet. Foram entregues 176 aeronaves até 1985.